Por que é tão importante seguir corretamente a hora de tomar o remédio?

Todos sabem da importância de tomar o medicamento na hora prescrita pelo médico, mas pouco seguem à risca. Estudos  alertam para os efeitos adversos que podem ocorrer se a ingestão do remédio for feita em horários alternados. Pode haver a diminuição da eficácia e aumento os efeitos colateiras, por exemplo.

Desta forma, é preciso seguir o horário estipulado pelo o médico para a ingestão do remédio e também o intervalo entre uma dose e outra. O tratamento com medicamentos é absolutamente individualizado, e o médico é quem sabe, é ele quem vai prescrever para qual paciente ele pode dar aquele medicamento.

O cuidado ainda redobra com crianças e idosos, isso porque se trata de organismos mais frágeis. No caso dos antibióticos, por exemplo, a importância de se tomar na hora certa é simples: o antibiótico a bactéria, que tem um tempo de multiplicação. E é nesse período que o medicamento precisa agir. Uma hora nessa situação pode ser crucial.

Infectologistas afirmam que a multiplicação da bactéria se dá de forma intensa e, por isso, é necessário que se tenha no sangue o nível adequado do antibiótico específico.  O chamado nível mais ou menos constante depende de cada fórmula de cada antibiótico. Tem medicamentos que são dados de 12 em 12 horas, outros que são dados de 6 em 6 horas e outros que são dados de 8 em 8 horas.

Solução

Para as pessoas que têm dificuldade de lembrar a hora certa de tomar o remédio existe uma solução. É só baixar o aplicativo de celular “Dr. Cuco” que vai lembrar a hora certa, informando dosagem e período de utilização. Assim fica mais fácil seguir o tratamento certinho, né?

Comments

comments

Categories: Informativo,Notícias

jquery.select2.js